sábado, 19 de janeiro de 2013

A Primavera árabe as Avessas na Síria.

Quando eclodiu a busca por liberdade no Oriente Médio houve, por que não dizer, uma comoção em todo o Ocidente, considerando que os sistemas de governo em pauta eram fechados e, muitas vezes, dominados por oligarquias quase que seculares e, mais ainda, há que se considerar que essas manifestações estavam derrubando governos que, aos olhos de todo o Ocidente, eram considerados por especialistas políticos e econômicos como extremamente fortes e dominadores junto aos seus povos.
Talvez o único sistema que realmente se esmerou em, digamos, "discutir a relação" com os insurgentes tenha sido o Governo Sírio que, como todos sabemos e temos acompanhado, partiu para o embate e demonstrou para esses opositores do regime  que aquele governo não cederia tão facilmente às manifestações e entregaria a chave do palácio.
      Quando o governo sírio resistiu e seguiu-se suas vitorias contra os insurgentes do sistema constituído considerando ai todo o aparato militar desse governo e esses mesmo manifestantes sabedores que sua causa, como as de todos os outros em todos os países daquela região eram BEM VISTOS E RECEPTIVOS aos olhos do ocidente, partiram para ataques contra a população civil.
Os ataques a população civil da Síria sempre foi obra dos insurgentes, não há sombra de duvidas quanto a isso e, ao atribuírem os ataques criminosos contra crianças e idosos e toda a população civil desarmada, cometendo "verdadeiros crimes de guerra", esses insurgentes direcionaram toda a opinião publica do Ocidente contra o Governo da Síria.
    É sabido que se qualquer grupo social politico, cultural ou religioso conseguir o apoio da imprensa, terá meio caminho andado para alcançar seus objetivos e no caso sírio, não foi diferente. Estavam com o "movimento" praticamente perdido e, ao conseguir essa virada publicitaria, além de colocar toda a opinião publica menos informada contra o governo sírio, conseguiram um aporte substancial de armamento para o embate contra as forças do governo.
       Outro absurdo nesse episodio lastimável e nem um pouco estranho para quem acompanha as ações da ONU, é justamente  a atitude que a mesma toma, sempre considerando o domínio e a persuasão Americana no Conselho de Segurança, insistindo para que haja uma intervenção militar no país sírio, salvando-se ai nesse episodio a postura Russa e Chinesa que reiteradamente votam pela solução interna da convulsão social Síria, sem nenhum tipo de intrometimento externo.

Autor: Guilherme Quadros
Email: gqkonig@hotmail.com

Um comentário:

  1. Gostaria de saber porque a "Primavera Árabe" não acontece em países alinhados com o Ociente como a Arábia Saudita, Brunei, Jordânia... Só quem possui o privilégio de gozar 4 estações são os Kadafis?

    ResponderExcluir