sexta-feira, 10 de maio de 2013

Royalties do Brasil para todos os brasileiros.

Nosso País foi abençoado por Deus quando da formação do continente e demoramos um certo tempo para saber e descobrir o quanto esse Brasilzão tem de riquezas naturais para serem exploradas, usufruídas e convertida em beneficio de todos os brasileiros.
            
É salutar que o governo central trabalhe e busque o melhor em prol de todos, gerenciando e administrando os benefícios dessas riquezas e, obviamente, distribuindo-as a quem de fato tem direito que são os todos os municípios federados. De outro lado é obvio que quem esta deixando de receber essa receita tem que reclamar, até para dar uma satisfação a sua comunidade e, no caso dos governos dos Estados do Rio de Janeiro, Espirito Santo e São Paulo não poderia ser diferente.

O que não é justo e deve ser duramente criticado é justamente a maneira de como, até agora, essas receitas proveniente de uma fonte de riqueza natural, vejam bem, “de todo o Pais” terem sido usufruídas apenas por esses três Estados quando é de conhecimento publico e notório que não existe mar carioca, capixaba ou paulista, o que existe e tem que ficar bem claro a todos os envolvidos nesse contexto é que existe uma plataforma continental chamada de mar brasileiro, com uma extensão de 200 milhas, equivalente a 321,86 km de mar brasileiro, pertencente ao Brasil, explorada por uma empresa de capital brasileira chamada Petrobras, também pertencente a todos nós e, a titulo de esclarecimento aos senhores governadores carioca, capixaba e paulista, há que lembra-los de que “todas as riquezas do subsolo pertencem exclusivamente a União”, logo de todos os brasileiros. É só dar uma “lidinha” na Carta Magna senhores governadores. Ninguém esta tomando receita de vocês, estamos apenas dividindo a receita que todos os brasileiros têm direito.

Os senhores governadores enchem o peito para alardear que “estão tomando” os royalties dos Estados produtores e esse argumento chega quase a sandice, pois alguém deveria lembrar aos nobres governadores de que “não existe mar estadual” e em todos os estados litorâneos, os respectivos territórios não se estendem até o limite das 200 milhas, logo deveriam parar de ditar falácias nas suas entrevistas.

Ainda, um aviso ao Governo do Rio: se não quiser mais realizar as olimpíadas, por gentileza indique a minha cidade. Palmeira das Missões – RS tem 02 estádios, 02 ginásios, bons hotéis e quanto às pistas, ajeitamos umas coxilhas aí que os atletas vão adorar correr na grama.


Se liguem aí cariocas, pois se desistirem das olimpíadas, palmeira é candidata e não precisa tanto investimento como dizem aí no Rio de Janeiro.

(já publicado em sexta-feira, 8 de março de 2013)

Autor: Guilherme Quadros
Email: gqkonig@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário