quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O universo de cada um.

O ser humano é cercado de muitos mistérios, atitudes e ações. Dotado, às vezes de uma maleabilidade na alma que beira a fronteira do amor e da pureza materializado em gestos sublimes, muito próximo do Criador e, em outras tantas pode flutuar no abismo da maldade, tornando-se maquiavélico, rude, vingativo, materializando a própria maldade na figura do ser humano.
            
Quem de nós já não se pegou julgando ações, atitudes e palavras ditas ou feitas pelos outros? Quem de nós já não se pegou criticando ou tecendo comentários acerca situações protagonizadas pelos outros?
            
Tenho a impressão que o Criador quando montou essa maquina chamada ser humano (que fique bem claro, sou contra a teoria da evolução natural), colocou em cada um de nós o tal do livre-arbítrio, o livre pensamento, o tal do raciocínio logico, o poder de escolha, gostos, sensações, prazeres disso e daquilo.
            
A essas distinções todas chamamos de vontade própria e aí começam os atritos, tendo em vista que a imensa maioria das pessoas não sabe respeitar as escolhas dos outros, se metem a dar palpites, mesmo quando não são chamados e o pior, ainda querem que suas vontades se estabeleçam nos corpos e cérebros dos outros, materializando ali seus gostos em detrimento da escolha e vontade do outro.
            
Cada um de nós é um universo solitário e pensante. Temos problemas e, às vezes, vivenciamos uma guerra que é só nossa. A critica por si só é fácil e saí fácil da boca, difícil é ajudarmos a resolver o problema do próximo, achar uma solução razoável, plausível com aquelas necessidades daquele próximo, naquele momento e naquela situação. Quando encontramos alguém "estressado", o mais fácil é "soltar o verbo", abrir uma discussão, mas difícil mesmo, é você se colocar no lugar daquela pessoa, vivenciar o seu problema, entrar naquela guerra e aí ver se você agiria da mesma forma, buscaria as mesmas soluções. Apenas vivendo o mesmo problema é que você pode ver se agiria "assim ou assado", do contrario, restrinja-se a ficar quieto, pois se não pode ajudar, então, pelo menos, não atrapalhe.
            
Criticar por criticar é fácil, mas nunca é bom, ainda mais se você não sabe qual é o problema do próximo, em qual guerra ele esta lutando. Se não tens a solução, restrinja-se ao silencio dos inocentes e inteligentes.
            
É sensato e razoável.
            
Experimente e, principalmente, respeite as opiniões alheias, suas vontades e seus gostos.


Autor: Guilherme Quadros
Email: gqkonig@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário