sábado, 14 de fevereiro de 2015

Cinco dicas para fugir do temido "branco" na hora da prova.

O concurseiro se prepara durante meses e, quando chega na hora da prova, esquece o conteúdo e acontece o famoso “branco”. O coach internacional para provas e concursos Felipe Lima explica que o bloqueio é uma reação natural à ansiedade. Quando o aluno é submetido a um forte nível de pressão e estresse, ele terá um desempenho físico e mental reduzido.
“São inúmeros os relatos de quem fez uma prova horrível, foi reprovado e, depois, em casa, refez o teste e conseguiu uma pontuação excelente”, contou Felipe.
Para tentar evitar o temido “branco”, Felipe deu cinco dicas:
O inconsciente não consegue discernir o real do imaginário. Se você se imaginar fazendo uma prova com bastante riqueza de detalhes, a sua mente vai tomar essa experiência como algo real. Aquilo que é vivenciado várias vezes, torna-se algo normal para o inconsciente e, por isso, não vai gerar ansiedade. Há pessoas que evitam pensar ou falar sobre a prova, atitude que faz com que se torne algo temido e difícil.
Existem alguns mantras que, se repetidos várias vezes, acabam influenciando o estado emocional. É sempre recomendado que o comando seja positivo e nunca negativo. Prefira o “eu acredito, tenho coragem” do que o “eu não tenho medo”.
Quando o cansaço bater forte na prova ou o branco chegar firme, feche os olhos e imagine-se entregando a prova e indo embora, voltando para casa, tomando um banho ou indo para algum lugar agradável. Quando você relaxa, hormônios que favorecem a memória são liberados na corrente sanguínea e, por isso, as chances de se lembrar da matéria ficam muito maiores.
Quando você se deparar com uma questão complicada e não conseguir lembrar de algo que você sabe, nunca, em hipótese alguma, diga “eu não sei a resposta dessa questão”. O nosso inconsciente é facilmente influenciável pelo que pensamos e falamos. Prefira dizer: “eu sei a resposta dessa questão, vou lembrar e responder antes de entregar a prova”. E passe para a próxima pergunta. Enquanto você está fazendo as questões seguintes, o seu inconsciente estará procurando a resposta anterior.
Fazer uma prova é algo que exige grande quantidade de energia física e mental. O “pit stop” é uma parada bem rápida, para repor as forças e a concentração, que deve ser feito antes de começar a prova, a cada 1/3 de questões e antes de preencher o gabarito. São quatro ações que devem ser realizadas em poucos segundos:

Comer algo que reponha a glicose (fruta ou barra de cereal),
Alongamento (pescoço, braços e costas),
Respiração profunda (quatro vezes),
Beber água.

Fonte e créditos: http://wp.clicrbs.com.br/ensinoeprofissao

Nenhum comentário:

Postar um comentário