terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Black Friday Brasil ainda cobra a “metade do dobro”, diz Reclame Aqui.

A Black Friday Brasil 2013 terminou oficialmente às 23h59min de sexta-feira (29), porém as reclamações de consumidores ainda estão sendo apuradas. Em um balanço parcial após 24h do evento de e-commerce, o Reclame Aqui, que é parceiro do Busca Descontos na iniciativa, disse que, mesmo com um código de ética e uma seleção melhor de lojas participantes, há milhares de reclamações. Entre elas ainda reinam a maquiagem de preços, problemas no pagamento e falhas no atendimento das lojas da Black Friday Brasil 2013.
Como lembra o site de reclamação, a edição deste ano tentou apagar a imagem de "Black Fraude", que ganhou destaque em 2012 quando os descontos oferecidos não foram reais. Porém, as cinco primeiras colocadas no ranking de lojas mais reclamadas somam mais de cinco mil queixas incluindo reclamações formais no site e atendimentos feitos via RA Chat.
"Entre as queixas mais comuns este ano, as promoções do tipo "metade do dobro" continuaram no topo. Consumidores de todo o país denunciaram que preços foram elevados nos dias anteriores a promoção para permitir descontos falsos de até 70%, quando na verdade o nível de preços apenas se aproximava da média do último mês", afirma o grupo.
A análise do Reclame Aqui lembra ainda que também houve um apagão em vários sites durante as primeiras horas do evento, quando Americanas.com e Submarino sairam do ar. De acordo com o balanço parcial do grupo, várias das lojas não aguentaram o volume de acessos e ficaram sem operar ou travaram no momento de finalizar as compras (carrinho). 
A primeira colocada em número de reclamações no ranking do Reclame Aqui especial para a Black Friday Brasil 2013 foi a loja virtual do Extra.com.br que somou 530 reclamações formais no site e 624 atendimentos feitos via RA Chat. Em seguida veio a loja online Submarino com 426 reclamações e 1168 chamadas no bate-papo. Em terceiro lugar ficou a loja virtual do Ponto Frio com 363 reclamações e 484 chamadas no chat. Abaixo dela, estão, em quarto, a Americanas.com com 262 reclamações e 1118 chamadas no RA Chat e, finalizando, está a Casas Bahia online com 166 reclamações e 223 chamadas no serviço.
O RA Chat é uma ferramenta oferecida gratuitamente pelo Reclame Aqui para as empresas participantes. No bate-papo, as empresas têm a oportunidade de orientar os clientes antes que eles formalizem uma queixa no site de reclamação. Por isso, o ranking é orientado pelo total de reclamações na página. Porém, as conversas em tempo real são somadas ao total.
Outras queixam além da "metade do dobro"
A diferença entre os preços anunciados pelas varejistas e os valores apresentados no momento de fechar as compras (carinhho) também foram queixas comuns no site Reclame Aqui. Além disso, taxas de frete que "compensavam" o desconto oferecido, fazendo com o que total da compra fosse muito similar ao valor sem desconto também foram denunciadas.
O Reclame Aqui informa ainda que durante a Black Friday várias empresas bateram os próprios recordes diários de reclamações neste ano. Os sites de e-commerce do topo do ranking ultrapassaram seus números de quiexas por dia com apenas seis horas de vendas.
Ainda segundo o grupo, o resultado completo com ranking final, balanço geral da Black Friday Brasil 2013 e uma pesquisa com os reclamantes serão publicados na segunda-feira.
Fonte: http://www.techtudo.com.br

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