Fazer um comentário acerca de uma fabula que corre solta pela internet com
varias versões e, dependendo do local, troca alguns nomes e objetos, mas a essência
sempre é a mesma, já que trata da competência, capacidade e, principalmente, do
conhecimento, que cada individuo possui e que é só seu não é assim “tão complexo”.
Difícil, nos dias de hoje talvez seja mensurar o valor que o conhecimento e a competência
tem em cada pessoa e, mais ainda, o reconhecimento por parte de quem venha a
usufruir desse talento.
A estória pode ter
acontecido em uma grande empresa do Japão, em Hong Kong, na Rússia ou na Índia
ou ainda dentro de uma grande empresa alemã ou, quem sabe, nos arredores de
Nova York, mas com certeza, será familiar a muita gente.
“um certo conglomerado
do setor telecomunicações adquiriu um computador de ultima geração, capaz de
produzir e organizar bilhões de chamadas por segundo, o que iria propiciar a essa
holding finalmente a possibilidade de dominar o mercado de celulares e
comunicações através de inúmeros aplicativos dos iphone, incluindo aí acessos
em 3 e 4G para internet. A mais retumbante revolução em se tratando de melhorar
a vida dos usuários e dominar o mercado, com faturamento multiplicado
geometricamente.
Depois de tudo
funcionando, novos produtos no mercado, os fabricantes do oriente não
conseguindo vencer a demanda de tantos e variados aparelhos (claro, é no
oriente que estão as linhas de produção). Exatos três meses depois não é que dá
um tilte e o supercomputador simplesmente desligou, parou de operar, criando
transtornos a milhões de usuários em varias partes do mundo, já que todos os
produtos eram lançamento mundial.
Em dois dias o prejuízo
era incalculável, ações despencando nas bolsas europeias, ameaça de recessão em
alguns países, aparelhos encalhados nas lojas. Parou tudo. A empresa que havia
fornecido o supercomputador relatou que a garantia era de três meses, dada à
complexidade do mesmo.
Então, requisitou-se os
serviços de um técnico que prontamente os atendeu e, considerando a importância
e gravidade do momento fora acompanhado pelo presidente da holding no trabalho
de detecção do problema.
O técnico chegou com
sua maletinha de ferramentas, olhou, ligou a tomada, desligou-a novamente,
olhou em cima e atrás do equipamento, tirou uma chave de fenda, apertou dois
parafusos, ligou-o na tomada e zuumm, novamente a maquina de milhões de dólares
voltava a operar na sua plenitude.
O presidente da empresa
estava realizado com o feito, pois todo o projeto estava salvo e o lucro
voltaria num piscar de olhos. Considerando que o conserto não durara mais do
que cinco minutinhos, foi logo perguntando quanto custaria o conserto, no que o
técnico respondeu de pronto que custaria US$ 1.000,00 dólares. O caro
presidente esbravejou que aquilo era loucura, pois não poderia ser cobrada
aquela exorbitância, considerando o tempo gasto na realização daquele serviço
exigindo, assim, que o mesmo fosse especificado na nota. O que o técnico assim
o fez:
Apertar 02
parafusos
|
US$ 10,00
|
Saber quais os
parafusos a apertar
|
US$ 990,00
|
Total
|
US$ 1.000,00
|
Eis aqui a essência do valor do conhecimento.
Ele é só teu e ninguém pode dimensionar de quantas coisas boas da vida você
abriu mão para angariar esse conhecimento, quantas horas de estudo, quantas
noites em casa, quantos sorrisos não dados, quantas horas de namoro não
curtidas justamente para usufruir e ter um diferencial que é só teu.
Portanto,
jamais permita que alguém coloque preço no teu conhecimento ou tente se
beneficiar das coisas que você sabe. O mundo esta cheio de preguiçosos presunçosos
que nada mais fazem além de tentarem sugar o seu conhecimento e usa-los como
trampolim para alçarem lugares que, por justiça seriam seus.
Autor: Guilherme Quadros
Email: gqkonig@hotmail.com
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