Muito tem se falado sobre copa
do Mundo no país e o pior de tudo são os aproveitadores, incluindo-se ai
dirigentes, políticos, alguns setores da imprensa, clubes de futebol, empresas
de marketing e por ai afora. Vejam bem: dirigentes de futebol se fartando em
negociações, as quais visam apenas o seu favorecimento pessoal. Nada de amor ao
clube o qual defendem. Se correr uma graninha, "ta ótimo". Os políticos
envolvidos nesse processo, ao final das construções e estrutura que o País
precisa dispor para receber o evento, estarão "tão fartados" de
propinas que sua quarta geração não terá problemas financeiros.
A imprensa mira onde poderá
estar o seu filão financeiro, vendendo seus espaços medidos "em
segundos" com um retorno em milhares de reais, esquecendo que tem uma
função social, diga-se de passagem, quase em desuso nos dias de hoje, esquecendo
que é uma formadora de opinião, sem dar essa opinião e tão pouco se atrevendo a
criticar para "não queimar" filme com ninguém. Alguns clubes de
futebol, deixando sua "grandiosidade" de lado, finalmente terão a
chamada sua casa, não construída com a pujança de sua torcida e sim com
impostos de todos nós. Mas fazer o que se para o chamado apoio, vale até vender
o "time do coração" e ainda assim, ser FIEL a sua torcida.
Finalmente as empresas de
marketing vão explorar não o que nós, brasileiros, temos de melhor que é a
vontade de viver, a nossa alegria, o não desistir jamais, o "se
cair 100 vezes", levanta-se 101 vezes, o "ir buscar
sempre". Isso já não é importante. Importante na concepção de "vender
imagem" é agregar ao lado do produto uma bela mulher, uma insinuação
sensual ou quem sabe, um belo exemplo dessa metáfora são as propagandas de
natal da Globo, tipo essa última, desse natal de 2012, que só existe no padrão
global de sonhos, onde todo mundo esta misturado mas ninguém conhece ninguém .
Autor: Guilherme Quadros
Email: gqkonig@hotmail.com
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