quarta-feira, 4 de abril de 2018

Conceito de Saúde versus doença nos tempos atuais


A tecnologia posta à disposição dos seres humanos traz, na sua essência, a comodidade e o bem-estar de todos, não obstante a isso, tem moldado a todas as coletividades formam mais arredondadas, muito em função do pouco, pra não dizer, quase nada de esforço que fizemos.
            Hoje em dia, estamos formando um exercito de obesos, pois estamos afundados numa poltrona, com um controle remoto de um lado, um smartphone do outro e na frente, uma grade na televisão com trezentos canais, sem dizer das guloseimas na geladeira, rica em calorias.
            Essa comodidade posta a nossa disposição talvez seja o mal do século, em se tratando de saúde, já que no impele a ociosidade, quando deveríamos dar longas e belas caminhadas nos parques e praças dos nossos centros urbanos, oxigenando nossas mentes, revigorando o corpo e músculos, tencionando nossas vidas em hábitos mais saudáveis.
            A Organização Mundial da Saúde – OMS conceitua que “Saúde é um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade“ (OMS,2010), e ainda considerando o artigo que nos serviu  de base no presente contesto e que corrobora o conceito da OMS, podemos estar saudáveis e ainda assim ter uma doença congênita ou de outra banda, podemos estar doentes e nos sentirmos saudáveis.

            Tanto a saúde mental, quanto a saúde emocional tratam da nossa forma de lidar com outras pessoas, isso porque, em muitos momentos quando a saúde mental – ou emocional – não está plena, o indivíduo tende a se isolar e mudar a forma como se relaciona com outras pessoas. Elas, portanto, afetam diretamente as relações e a percepção do mundo do indivíduo.  

Criar e manter hábitos saudáveis passa primeiramente por abandonar vícios e rotinas que nos impede de praticar exercícios e caminhadas e, de outro lado, interagir com a natureza, desenvolvendo, criando e divulgando “novos velhos” hábitos que reeduque todas as pessoas no que tange a preservação do meio ambiente, com uma educação ambiental voltada a manter o pouco do ainda temos de ambiente saudável, imprescindível a manutenção da vida no planeta.



                                                                                                       Autor: Guilherme Quadros
                                                                                                       Email: gqkonig@hotmail.com