quinta-feira, 19 de abril de 2018

Lixo versus saúde: o que fazer?

Nos dias atuais, os orçamentos dos governos, nas três esferas, Federal, Estadual e Municipal já não vem suportando a imensa demanda de pessoas que precisam de atendimento nas mais variadas especialidades relacionadas a saúde.
            Os problemas ai originados decorrem, particularmente, de uma falta de politica de prevenção no saneamento básico colocado a disposição da população. Muitos problemas de saúde atingem as pessoas nos bairros e periferias das cidades, em todos os lugares e são recorrentes, pois onde falta rede de esgoto, agua potável, calçadas e calçamento, sobram todos os tipos de doenças e proliferam as mais variadas epidemias, obrigando os agentes públicos a utilizarem recursos para esses fins, deixando de investir em ações meio.
            O lixo produzido atualmente decorre de uma ação desenfreada no consumo da população, gerando enormes transtornos para todos já que não há mecanismos disponíveis e ações coordenadas que captem e reciclem cem por cento desse montante e o resultado disso, vemos nas nascentes e rios que cortam as cidades.
            Talvez o projeto mais importante de toda a humanidade a ser colocado em pratica nos próximos trinta anos e, considere ai a participação imprescindível e maciça de todos, seja o de nos reeducarmos ambientalmente falando, já que precisaremos desenvolver politicas, ações e multiplicar atos que venham de encontro a preservação do planeta, só assim ainda teremos um mundo habitável para todos.

Guilherme Quadros
Polo Três Passos-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário