terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Carta aberta a P.G.R. sobre protecionismo na seleção do SISU/2015.

Senhor Procurador:

Realizando uma pesquisa e observando as notas dos pontos de cortes das varias instituições de ensino inscritas no SUSI/2015, gostaria de fazer uma denuncia contra duas instituições, as quais estão exercitando PROTECIONISMO declarado na seleção de alunos e favorecimento pessoal a esses alunos egressos das suas respectivas regiões. 
Considerando que o sistema SISU é um sistema unificado e cada instituição tem o direito de escolher os pesos de cada área do ENEM, para formar a nota final, não é justo que determinadas instituições tentem proteger suas regiões, bonificando a nota de alunos de suas respectivas regiões, prejudicando a livre concorrência entre todos.
Se, eventualmente, todas as instituições pregarem esse procedimento, o processo por si só estará imensamente prejudicado.
Cito para observação dos senhores os casos da UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO de caruaru que separa exatamente isso: 50 vagas de ampla concorrência com 10% de bônus na nota em razão da ação afirmativa do tipo: Candidatos que tenham concluído o ensino fundamental e cursado todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões a seguir, identificadas de acordo com a definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ¿ IBGE: I ¿ mesorregião da Zona da Mata pernambucana, formada pelos municípios de: Chã de Alegria, Chã Grande, Glória do Goitá, Pombos e Vitória de Santo Antão. II ¿ mesorregião do Agreste pernambucano, formado pelos municípios de: Alagoinha, Belo Jardim, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Capoeiras, Caruaru, Gravatá, Jataúba, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sanharó, São Bento do Una, São Caetano e Tacaimbó.
            ISSO É PROTECIONISMO ESCANCARADO E SE FAZ NECESSÁRIO UMA PROVIDENCIA LEGAL. 
cito também a UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - ICS (Belém, PA) cfe segue: 9 vagas de ampla concorrência com 10% de bônus na nota em razão da ação afirmativa do tipo: Candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio nos Estados do Pará, Amapá, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Senhor Procurador Geral, há que se tomar uma providencia urgente sobre o tema ora explanado sob pena de, daqui a pouco, todas as instituições praticarem isso o e SISU se tornar um vestibular regional de forma disfarçada que ira privilegiar apenas os alunos das suas respectivas regiões. 

Aguardo seu posicionamento.

Atenciosamente.


Autor: Guilherme Quadros
Email: gqkonig@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário